Em nota enviada à redação do Extra de Rondônia, a prefeitura informa: a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) vai implantar o projeto “Trânsito Verde” com rotatórias sustentáveis em vários cruzamentos na cidade de Vilhena.
A ação ocorre após o órgão implantar uma mini-rotatória que virou alvo de piadas no município, já que ninguém respeitava (leia AQUI).
O projeto “Trânsito Verde” ocorrerá em diversos cruzamentos nas ruas e avenidas de Vilhena, a partir da próxima semana, tendo como foco a utilização de pneus inservíveis, plantas floridas e sinalização reflexiva.
O projeto – segundo a nota – vai entrar em prática após a sinalização horizontal (apenas com tinta) não ter surtido o mesmo efeito positivo que as LRVs (Linhas de Estímulo à Redução de Velocidade).
“Nos surpreendemos positivamente com os condutores de Vilhena ao realizarmos várias sinalizações horizontais com as LRVs na cidade e ver o número de acidentes nesses locais ser reduzido a praticamente zero, mesmo sem ação de educação prévia. Todos passaram a respeitar as LRVs nos cruzamentos com as avenidas Brigadeiro, Melvin Jones e Tancredo Neves, por exemplo. Mas, nos surpreendemos negativamente com estes mesmos motoristas pelo desrespeito da mini-rotatória que fizemos recentemente na esquina da avenida 34 com a Brigadeiro, próximo ao Sesi”, diz Roccio Aires Candido, adjunto da Semtran.
Ele disse que a ação será executada “pensando em uma solução econômica e eficiente ao mesmo tempo”, e que, para isso, foram providenciados, ao longo das últimas semanas, vários pneus e plantas floridas para a construção de rotatórias sustentáveis. “O projeto, nomeado de ‘Trânsito Verde’, pretende resolver o impasse sobre o respeito à sinalização, colocando obstáculos que façam os motoristas contorná-los”, analisa.
LOCAIS
De acordo com o planejamento da Prefeitura, os cruzamentos de dois pontos próximos ao Parque de Exposições, avenida Brigadeiro Eduardo Gomes e bairro Embratel serão os primeiros a receber as rotatórias verdes. Em seguida, a Cohabinha também será contemplada com a benfeitoria.