Apesar do dinheiro já estar na conta, a prefeitura de Vilhena tem dificuldade na aquisição de uma Usina de Leite, conhecida popularmente como “vaca mecânica”, que tem por finalidade atender crianças entre seis meses e seis anos de idade, além de idosos, gestantes e pessoas com necessidades especiais do município.
O recurso, no valor de R$ 290 mil, foi alocado pela deputada estadual Rosangela Donadon (PDT) em 2017.
Dentro desse recurso está incluída uma máquina de panificação, que já foi adquirida e a entrega oficial do equipamento deve ocorrer em breve.
Como o recurso foi direcionado para a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas),
o Extra de Rondônia ouviu a titular da pasta, Patrícia da Glória, que confirmou a compra da amassadeira de pão, e aguarda apenas a agenda no cronograma das autoridades municipais e estaduais para entrega da máquina.
Em relação à “vaca mecânica”, Patrícia explicou que a responsabilidade pela aquisição dessa máquina é a secretária municipal de agricultura (Semagri).
A reportagem do site também ouviu o titular da Semagri, Elói Maria, que apontou dificuldade na aquisição do equipamento porque, segundo ele, o recurso destinado não cobriu o valor.
Além disso, o Éloi avalia que, caso seja comprada, será preciso um local para a instalação da máquina e uma equipe técnica. “Portanto, não é apenas a aquisição do equipamento”, destacou.
Disse que será marcada uma reunião com o prefeito Eduardo Japonês, a deputada estadual Rosangela Donadon e a secretária Patrícia da Glória, para tentar solucionar o impasse e analisar o que pode ser feito com esse recurso.
Entretanto, ele sugeriu uma alternativa: “A minha proposta é que, ao invés de adquirir a ‘vaca mecânica’, seria recomendável comprar leite pasteurizado para valorizar o produtor local e também um rolo compactador. Mas isso vai depender do diálogo entre todos”.
REQUERIMENTO
O assunto também faz parte do requerimento apresentado pela vereadora Vera da Farmácia (MDB), aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta terça-feira, 9, na Câmara de Vilhena.