A deputada estadual Rosângela Donadon (PDT) comentou as declarações do secretário municipal de agricultura (Semagri) de Vilhena, Éloi Maria, que sugeriu substituir a “vaca mecânica” – máquina que ajudará na produção de pão, leite e multimistura de derivados da soja – por um rolo compactador alegando que o recurso destinado não cobre o valor e não há local para sua instalação (leia AQUI).
Para Rosangela, que é vice-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE), a emenda de sua autoria que resultou em R$ 290 mil, dinheiro que já está na conta da prefeitura, foi um pedido da população para retornar o projeto do “pãozinho de soja” que serão distribuídos a crianças e idosos.
Ela disse que desde que assumiu seu mandato há 4 anos, busca atender as principais necessidades da população, em especial ofertar melhor qualidade de vida a todos.
Ouvida pelo Extra de Rondônia, Rosangela não aprovou a sugestão do titular da Semagri, mas disse que estaria de acordo caso a população queria trocar o projeto de distribuição do leite e pãozinho por um rolo compactador.
“A opinião da população é fundamental. Eu fiz minha parte, cumpri com meu compromisso junto à população de Vilhena e o dinheiro está na conta há quase um ano. Se a administração quer mudar, seria melhor o secretário se explicar para a população e se ele convencer que o rolo compactador será melhor que a ‘vaca mecânica’ e a comunidade aceitar, tudo bem. Mas reafirmo a minha opinião: o leite, o pão e a multimistura são essenciais para a nutrição daqueles que necessitam”, salientou.
Rosangela também lembra que para atender a agricultura de Vilhena destinou uma patrulha mecanizada com vários implementos e mais 6 tratores para as associações de produtores rurais.
A “VACA MECÂNICA”
A deputada explica que em 2017, quando incluiu a emenda para a aquisição da “vaca mecânica”, foi realizado um estudo juntamente com a administração para reimplantação do projeto. Sendo assim, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), Rosangela destinou um pacote de emendas para aquisição de uma patrulha mecanizada para atender a pasta municipal de agricultura de Vilhena.
Dentro desse pacote estavam duas máquinas: a “vaca mecânica” e a de panificação.