Na última semana foi realizado ações em parceria com as comunidades indígenas do município de Vilhena em alusão ao Dia Nacional do Índio, comemorado em 19 de abril.
Na última sexta-feira, 19, a Secretaria Municipal de Esportes e Cultura (Semec) organizou torneio beneficente em homenagem ao Dia do Índio. Diversas tribos de toda a região se reuniram em prol da data para preservar a tradição, celebrar e também buscar o título do campeonato.
Com os rostos pintados, mais de 800 atletas indígenas divididos em dezesseis equipes das tribos Aroeira, Aikanã, Mamaindê, Sabanê e Sowainte participaram da competição. Foram 11 times masculinos e 5 femininos que buscaram o título do torneio que começou às 8h da manhã e teve o término às 19h.
Antes da competição, os indígenas realizaram o ritual da Menina Moça. O dia também contou com apresentações de artesanato, dança e muita cultura. Alguns povos viajaram por mais de 90 quilômetros até Vilhena para poder celebrar o dia. A Fundação Cultural de Vilhena colaborou com o evento no catálogo dos artesanatos e expondo os trabalhos dos indígenas.
A alimentação foi cedida pela Semec que durante todo o dia foi ofertado cachorro-quente, frutas e refrigerante para todos que estavam presentes.
O índio Valdir Sabanê afirma que o dia foi marcante, pois foi o primeiro em muitos anos que a data foi celebrada na cidade. “Eu estou muito contente porque na verdade, foi um dia marcante para os povos indígenas, a gente fazia muito dentro da aldeia, neste ano mudamos para fazer na cidade e também para que tenham uma visão diferente dos nossos povos”, ressaltou.
Ao término dos jogos foram distribuídos medalhas e troféus para os times campeões e vices. No feminino a equipe campeã foi a Misto Aroeira e vice-campeã foram as meninas da Sowainte. Já no masculino, desta vez os índios da tribo Sowainte levaram a melhor e faturaram a competição e a equipe do Real Aroeira ficou com o vice.