Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) já está sendo entregue nas residências em Vilhena.
Após a suspensão do reajuste proposto pela Prefeitura, o imposto foi lançado conforme a lei do ano passado. Dessa forma, o proprietário pode optar por parcelamento em até 3 vezes ou pagamento único com 10% de desconto.
No carnê daqueles que têm terrenos vazios também está inclusa a Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública), que teve sua cobrança para lotes vagos aprovada em dezembro do ano passado.
Também é possível acessar o carnê através do site da prefeitura, Clique (AQUI). O vencimento é dia 17 de junho, tanto para a primeira parcela de quem desejar pagar em 3 vezes ou para o pagamento à vista. Caso não receba o boleto até o dia 5 de junho, o morador pode procurar a Secretaria de Fazenda para emitir a segunda via.
Como todos os anos, o valor do IPTU foi atualizado conforme a inflação através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-Especial (IPCA-E), que sofre correção anual. Assim, seguindo o índice, neste ano a atualização foi de apenas cerca de 4%.
Aqueles que são proprietários de terrenos baldios tiveram a Cosip inclusa no carnê, que é cobrada em relação ao tamanho da testada de seus terrenos. Na prática isso significa que quanto mais “área de rua” iluminada em frente ao lote, maior será o valor da taxa de iluminação para estes terrenos.
A maior parte dos cerca de 15 mil lotes vagos em Vilhena se enquadra na primeira e menor taxa de Cosip. Eles entrarão na categoria de testada com tamanho de 1 a 30 metros de comprimento e deverão contribuir o equivalente 50 centavos por dia (R$ 185 por ano).
Idosos, beneficiários de programas sociais e muitos outros são isentos de pagar IPTU. Para mais informações consulte a lei dos isentos na íntegra acessando (AQUI), ou procure a Secretaria Municipal de Fazenda, localizada no Paço Municipal.