O fim de semana será de temperaturas amenas e dias nublados em todo o Sul da Amazônia, segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), devido a passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil que provoca um fenômeno já conhecido na região como friagem.
A mesma deve atingir o Estado do Mato Grosso no início da noite sábado, 11, chegando ao Cone Sul rondoniense na madrugada de sábado para domingo. Porém a friagem causa instabilidade entre a tarde e noite no Norte de Rondônia, onde podem ocorrer pancadas de chuvas e trovoadas de forma isolada. O tempo deverá variar de claro a parcialmente nublado neste sábado.
No domingo, a friagem deve avançar por todo o Estado, atingindo Porto Velho entre a tarde e noite. Pela manhã, os municípios do Sul rondoniense deverão amanhecer com o céu encoberto e já com chuvas, com o avanço do sistema o tempo deverá variar para nublado.
Já no Centro-Norte, o céu deverá amanhecer nublado tendendo a ficar encoberto, conforme o avanço do sistema, que poderá trazer chuvas para essa região entre a tarde e noite, por conta da instabilidade causada pelo sistema frontal.
Na segunda-feira, 13,a massa de ar seca e fria se estabelece por todas as regiões do Estado. Não há previsão de chuvas em todo o Centro-Sul do Estado. Nessa região, o céu deverá permanecer com bastante nuvens. No Norte do Estado e região que fica a oeste, o dia deverá amanhecer encoberto com chuvas variando com períodos de nublado.
A menor temperatura será registrada em Vilhena, na segunda-feira, que deve atingir 17°C. No sábado e domingo, os termômetros variam entre 19°C e 29°C em todos os municípios. Em Porto Velho faz a mínima será de 23°C no sábado e domingo, a máxima chega a 29°C.