A Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) abrirá a 1ª turma do curso de graduação em jornalismo no município de Porto Velho. Isto acontece após o curso ser transferido de Vilhena para a capital.
Na cidade “Clima de Rondônia”, o curso estava ativo desde 2002 e foi extinto em 2018 devido à baixa procura, evasão de alunos e custos para mantê-lo em funcionamento. Estas foram as justificativas apresentadas pela comissão que analisou a transferência do curso.
Embora já seja anunciado na capital, ainda há uma última turma ativa que tem até o final de 2022 para concluir o curso.
Em entrevista ao Extra de Rondônia, o diretor do campus, Jorge Arturo Medrano, disse que há a garantia de outro curso se instalar em Vilhena em substituição ao jornalismo, mas ainda sem data definida, já que, antes de tudo, as demandas locais e custos acessíveis à Unir devem ser analisadas.
ENEM
Para ingressar ao curso de jornalismo em Porto Velho, é necessário realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujo prazo se encerra hoje, sexta-feira 17. A Unir utiliza o Enem como critério de seleção para ingressar nos cursos e para preenchimento das vagas ociosas.