Em meio à polêmica aprovação do projeto de lei 5.669/2019, que visa a devolução de R$ 311 mil ao Governo do Estado (leia AQUI), o vereador Samir Ali (PSDB), durante a sessão extraordinária realizada na última sexta-feira, 28, abriu uma discussão a respeito dos recursos que são alocados por deputados e senadores para Vilhena.
Ao analisar a devolução do recurso alocado pela deputada estadual Rosangela Donadon (PDT) para aquisição de uma “vaca mecânica”, o vereador pediu aos colegas uma melhor análise dos benefícios que são solicitados aos parlamentares estaduais e federais.
Em sua participação nas discussões da sessão legislativa, Samir alertou os gestores da prefeitura quanto à abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) anunciada para o próximo sábado, 6 de julho.
Conforme anunciado pelo prefeito Eduardo Japonês (PV), a UPA funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, horário este que foi questionado pelo edil, já que o atendimento – conforme a placa de identificação da obra – deveria ser de 24 horas.
“Não adianta fazer recurso desse jeito, alocado por deputado ‘A’ ou ‘B’. A população se anima e depois não consegue colocar para funcionar. Essa discussão serve para abrir um outro leque. O maior exemplo é a UPA. Está abrindo, mas não do jeito que se deveria abrir. Não é uma UPA 24 horas”, alertou o parlamentar.
Samir continuou seu raciocínio pedindo evitar fazer política. “Estas são soluções que muitas vezes o outro gestor tem que tomar para que prossiga dar atendimento à população. Temos que parar de fazer política e dar resultado, de fato, para melhorar a vida das pessoas”, encerrou.
UPA
Conforme informações divulgadas pelo prefeito, a UPA pretende desafogar o Hospital Regional, oferecendo mais opções de atendimento à população. Construída em agosto de 2016 na gestão do ex-prefeito Zé Rover, a UPA, de porte II, foi orçada em mais de R$ 2 milhões (veja imagens abaixo).
De acordo com a página oficial do Ministério da Saúde, as UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana (leia AQUI), o que não irá acontecer em Vilhena.
Contudo, a imagem de capa que ilustra a matéria foi batida na tarde deste domingo, 30, sem aparecer mais a identificação dos funcionamento dos serviços.