Discutir sobre a organização, fiscalização, exploração e comercialização de minérios no Estado de Rondônia, é o objetivo do Requerimento 69/2019 apresentado pelo deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL-RO) a Câmara dos deputados na última quarta-feira 03.
Importante fonte de renda, a mineração é um suporte financeiro e econômico para o país. De acordo com o requerimento do deputado Coronel Chrisóstomo, Rondônia detém um substrato geológico que demonstra potencialidade para uma vasta gama de recursos minerais economicamente aproveitáveis, que necessitam ser melhores organizados para o equilíbrio econômico da região e sua relação com os fenômenos sociais e geração de emprego.
“Somos um Estado rico em minérios como cassiterita, ouro, nióbio entre outros. É mais do que necessário levarmos essa discussão para Rondônia e pautarmos como vamos encarar os desafios do setor daqui para frente. Essa organização é necessária para evitarmos a exploração ilegal e os prejuízos que advém dela e também para estruturamos essa atividade estratégica em Rondônia e no país”, disse o deputado.
Foram convidados representantes do Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional de Mineração, Companhia de Mineração de Rondônia, Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, Cooperativa Mineradora dos Garimpeiros de Ariquemes, Instituto Brasileiro de Mineração , Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e Banco da Amazônia S/A
O requerimento foi apresentado e deverá ser apreciado pela Comissão de Minas e Energia na próxima sessão ordinária.