Coluna escrita por Humberto Lago/Foto: Extra de Rondônia

No mês passado, um empresário local sugeriu-me escrever um artigo sobre Bairrismo. Alguns empreendedores entendem que devemos encarar o mercado regional, com seus valores e princípios, como algo perfeito e atuar nele consoante suas respectivas peculiaridades.

Ao fazer isso, estaremos nos adaptando às características da região, à sua visão e costumes. Também estaremos avalizando seus costumes e prioridades. Ao aceitar essa premissa, perdemos o interesse pelo novo, pela criatividade, por modernas estratégias, por novas ferramentas gerenciais, bem como pela evolução incontida da ciência e tecnologia.

Há uma outra visão, da atividade econômica. É a visão profissional, pela qual determinados princípios e metodologias são implantados e seguidos, porque seus defensores entendem que eles são o que há de melhor e de mais eficiente na gestão empresarial. Essa visão profissional é caracterizada pela técnica. Trata-se de uma forma estruturada de agir, a qual está alicerçada no conhecimento profissional, como também em experiências adquiridas nos mercados mundiais, altamente disputados.

A propósito deste assunto, estava lendo, há algum tempo, o relatório anual da diretoria de uma conceituada multinacional, do ramo agrícola, que opera em nosso país. Então pude conhecer seus valores, os quais compartilho com você nesta oportunidade:

I-Visão: O mundo vai precisar de muito alimento e energia, e os recursos naturais são escassos;  II-Missão: Melhorar a vida, contribuindo para o aumento sustentável da oferta de alimento;  III-Valores: Integridade, Trabalho em Equipe, Cidadania e Confiança;  IV-Código de Conduta: Responsabilidade social, ambiental e desempenho econômico.

Não sei qual foi sua reação, ao ler o material acima. Particularmente, fiquei impressionado com cada palavra. Percebe-se claramente que, por detrás desses conceitos teóricos, existe uma organização séria e pujante, que dispõe de um foco claro e pragmático, com prioridades cristalinas, que se declara comprometida com aspectos éticos e ambientais. Também existe uma bem elaborada declaração de confiança nas regras do livre mercado.

Cada funcionário dessa empresa deve estar consciente de que tem um papel a desempenhar; que as oportunidades de gerar riqueza não a isentam de cumprir suas obrigações sociais e ambientais. E, evidentemente, que todo o trabalho deve ser orientado para a obtenção de resultados (retorno do investimento).

Alguém já escreveu que os exemplos arrastam. É dever de todos nós reformar e reconstruir nosso país, a partir de conceitos e valores éticos. Façamos isso com a divulgação de novas ideias e trabalho, com fé e perseverança, com convicção e elevado espírito patriótico!

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO