O deputado Mauro Nazif apresentou em sessão a PEC 101/19, que concede o plano de saúde aos servidores da ex-Sucam, atual Funsa, que de forma direta e indiretamente manusearam o inseticida Dicloro-Difenil-Tricloroetano (DDT), em estratégia de saúde pública, no combate e controle da malária, dengue, chagas e outras endemias.
Segundo Nazif, os trabalhadores que manuseavam o DDT, não tinham qualquer tipo de equipamento de proteção. “Esses servidores tinham e ainda têm as mais diversas doenças, dos tipos: neurológicas, hepáticas, hematológicas e neuropatias diversas”.
De acordo com dados de óbitos referentes a servidores que utilizaram o DDT, o tempo de vida médio é de 55 anos, após longa exposição. “É um anseio de todos eles, o direito ao plano de saúde, já que não há qualquer tipo de assistência do Governo Federal”, relata Nazif.
“É preciso fazer justiça para com os homens da Sucam, e muitos deles já se foram. São agentes de saúde, condutores de lanchas, motoristas e agentes de endemia. É necessário trata-los com respeito e dignidade”, conclui Nazif.