Fotos: Divulgação

A Secretária de Estado e Justiça (SEJUS), realizou entre os dias 22 e 27 de julho o curso de incurso em ambiente prisional que ocorreu na cidade de Rolim de Moura.

Além de alguns agentes daquela cidade, Cacoal, Pimenta Bueno, Ji-Paraná tiveram seus representantes. Cerejeiras e Colorado mandaram dois representantes cada, sendo eles, Eguinaldo Lanes, Elias De Lima, Luciandro Cardoso e Wanderson Arruda, respectivamente.

O curso foi promovido pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por intermédio da Escola de Estudos e Pesquisas (ESEP) da SEJUS, ministrado em caráter integral, sendo que onde os agentes ficaram confinados em um colégio. Cerca de 50 agentes penitenciários participaram do curso.

O principal foco do curso foi habilitar os agentes penitenciários para aturem no GAPE que tem como principal objetivo atuar nas adversas situações de crise no ambiente prisional, retomando o controle de forma rápida da situação, empregando procedimentos e técnicas apropriadas.

Vale ressaltar que o GAPE é considerado uma “tropa de elite” penitenciária, hoje é referência em combater situações de crise penitenciária e foi criado quando o Governador Marcos Rocha, exerceu o cargo de Secretário de Estado da Justiça. Membros do GAPE já participaram de diversas ações de crise prisional fora do Estado de Rondônia a exemplo do que já ocorreu em Alcaçuz-Rio Grande Do Norte, Penitenciária Agrícola de Monte Cristo em Roraima além de outros estados.

O curso contou com os instrutores que também são agentes penitenciários, sendo eles: Caio Custodio, instrutor de Tiro pelo Centro de Treinamento Tático (CTT BRASIL) e Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), interventor pela Diretoria Penitenciária de Operações Especiais do Distrito Federal (DPOE/DF), Rubmar Gomes, interventor avançado pela (DPOE/DF), Erickson Arlley, interventor (DPOE/DF), Daniel Benício, Interventor Avançado  pela (DPOE/DF), Franciole Soares, interventor pela (DPOE/DF), e Francisco Rodrigues instrutor de TNL pela Condor não letal, Coordenador Pedagógico ESEP.

https://

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO