O deputado Cirone Deiró (Podemos) celebrou a classificação do projeto “Renascer das Águas”, da prefeitura de Cacoal, para a premiação “MuniCiência”, realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
O parlamentar explicou que a CNM tem atuado para identificar, reconhecer e reaplicar práticas inovadoras em gestão municipal. A iniciativa da prefeitura de Cacoal recentemente recebeu também o prêmio “Prefeito Empreendedor do Sebrae”, na categoria preservação ambiental.
Cirone Deiró informou que a atenção que o projeto “Renascer das Águas” recebeu da Confederação Nacional dos Municípios, entidade que congrega os prefeitos brasileiros, demonstra que a proposta da prefeitura de Cacoal para recuperar as nascentes nas propriedades rurais pode servir de exemplo para outros municípios brasileiros.
“Essa é uma iniciativa que devolve às propriedades as nascentes de água que desapareceram pelo manejo indevido. A água em abundância é fundamental para o agricultor e sua família”, afirmou ele.
Deiró destacou também o compromisso da prefeita Glaucione Rodrigues com o desenvolvimento da agricultura do município. Segundo ele, Cacoal possui mais de seis mil propriedades que na sua grande maioria se dedicam à agricultura familiar, e a implantação do projeto trouxe uma nova perspectiva para o setor agrícola da capital do café. “Uma propriedade sem água, não tem produção e nem tão pouco condições das famílias permanecerem, por isso, essa iniciativa da prefeita merece o nosso reconhecimento”, justificou.
De acordo com o deputado, a relevância do projeto “Renascer das Águas” conquistou a parceria do Ministério Público, Sedam, Emater, Conselhos de Agricultura e Meio Ambiente e empresa Castilho. “A recuperação das nossas nascentes é um dos pilares para o fortalecimento da agricultura e da melhoria da qualidade de vida do homem do campo”, finalizou.
MAIS SOBRE O PROJETO
Por meio do projeto “Recuperar e Renascer das Águas” a prefeitura de Cacoal trabalha para reparar 150 nascentes da bacia do Rio Pirarara. Todas as propriedades a serem atendidas já estão cadastradas no projeto. Cerca de 30 propriedades já foram contempladas. A iniciativa vai devolver a essas propriedades a vitalidade da produção de água das minas.