Desde o início da semana circulam rumores em redes sociais dando conta que o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) deVilhena, responsável pela distribuição de água, saneamento básico e coleta de lixo, está no centro de ação policial em virtude de eventuais irregularidades na pagamento de empresas contratadas para prestação de serviços.
De fato, a informação procede, porém a assessoria de comunicação da prefeitura esclarece que o SAAE figura no episódio na condição de vítima.
De acordo com posicionamento da administração, foi o próprio SAAE que identificou o problema e está exigindo que a empresa contratada promova a devida compensação.
A participação da Polícia Civil no caso poderia ser decorrente do fato ter sido noticiado na cidade. Os agentes foram até a autarquia e protocolaram ofício requerendo documentos pertinentes ao caso para investigações preliminares.
A assessoria de imprensa da prefeitura disse ao Extra de Rondônia que o caso decorre da diferença de pesagem entre o que foi pago a empresa MFM com o que de fato foi recolhido de resíduos sólidos na cidade.
Tal discrepância, na ordem de 3% a 4%, pode ser decorrente de problemas técnicos, uma vez que o equipamento de pesagem fica na área rural, numa “ponta de linha da rede de energia”, onde a própria companhia elétrica admite que pode haver oscilação no fornecimento, interferindo no desempenho da balança. Mas o fato é que a própria autarquia detectou o problema, e em aferição independente constatou a diferença e está exigindo ressarcimento do valor pago a maior sob a forma de descontos em prestações de contas no futuro (leia mais AQUI).
A participação da Polícia Civil no caso, pelo menos neste momento, seria no sentido de promover investigações preliminares a fim de levantar dados sobre a necessidade ou não de abertura de inquérito para apuração dos fatos, mas a assessoria da prefeitura não entrou neste mérito na argumentação.
No que se refere a alçada da prefeitura, o caso está equacionado com a detecção do problema e a exigência de compensação de descontos no futuro. “O SAAE é um agente fiscalizador do sistema, fez o seu papel e está disposto a colaborar plenamente com quaisquer outras instituições que participem da busca por solução dos problemas. Entre as medidas adotadas também está um pedido de aferição do equipamento de pesagem, o que é feito regularmente e está em dia, porém foi pedida antecipação da conferência para ajudar a esclarecer as dúvidas deste momento”, garante a Secretaria Municipal de Comunicação da prefeitura de Vilhena.