Foto: Reprodução

Em entrevista exclusiva ao Extra de Rondônia concedida esta semana, o deputado do PV afirmou que entendimentos entre diretores da Rima Táxi Aéreo e seu gabinete podem tornar realidade a implantação de três voos semanais entre Vilhena e a capital.

“Há interesse da companhia aérea em operar nessa rota, inclusive calcados em estudos técnicos elaborados recentemente, e agora precisamos do despertar o interesse do poder público e das instituições do Cone Sul para viabilizar a proposta”, afirmou Luizinho Goebel. Nos próximos dias ele pretende realizar um encontro entre autoridades, lideranças comunitárias da região e empresários para apresentar a ideia, e num segundo momento trazer para cá os dirigentes da companhia aérea. “Se tudo der certo poderemos estar com a rota estabelecida já a partir de outubro”, acredita o deputado.

O diálogo com a empresa aérea vem se desenrolando já há algum tempo, e surgiu da necessidade de estabelecer um rota direta entre Vilhena e a capital com preços de passagens mais acessíveis e com regularidade que atenda a demanda. “A saída foi buscar uma empresa de porte compatível com a nossa necessidade, porém com plenas condições de prestar o serviço”, explica Goebel. Por ser de pequeno porte, a aeronave que pode operar a rota trem capacidade para nove passageiros, e para a empresa a linha só é viável de ser implantada com passagens ao preço mínimo caso haja garantia de lotação completa em todos os voos. “Esse é o nosso grande desafio”, pondera o deputado.

Para conseguir estabelecer o cumprimento da exigência Luizinho acredita que a saída é unir instituições e entidades de toda a região Sul com aquisição de pacotes de bilhetes aéreos de forma antecipada. “As associações comerciais, entidades do setor produtivo, Câmaras de Vereadores e Prefeituras comprariam as passagens antecipadas e as utilizariam de acordo com suas necessidades.

Sempre há necessidade de deslocamento para a capital, e com o preço da passagem aérea mais acessível seria compensatório para quem precisa fazer estas viagens, inclusive no caso de encaminhamento de pacientes que precisam vir a Porto Velho apenas para consultas. Ao invés de se acionar viaturas, servidores e todo o aparato necessário, a viagem seria mais segura e possivelmente mais barata até na maioria dos casos”, argumenta.

Num primeiro momento os voos seriam nas segunda, quartas e sextas-feiras, com a aeronave partindo cedo da capital para o interior e retornando aos finais de semana. A empresa aérea aposta no potencial da região para o transporte de cargas e encomendas, por isso propõe operar com o custo das passagens a preço mínimo. “É uma boa oportunidade para finalmente concretizarmos o sonho de ter a linha aérea regular entre o Cone Sul e a capital cobrindo uma demanda há muito tempo existente na região”, avalia Goebel.

Confirmado o interesse a e proposta da empresa, o próximo passo do deputado é articular autoridades, entidades, organizações da sociedade e empresários do Cone Sul para apresentar o projeto. “Avançando neste sentido traremos os dirigentes da empresa para a região a fim de fecharmos o acordo, coisa que pretendemos conseguir fazer na primeira quinzena do mês que vem, e se tudo der certo em outubro a Rima começará a operar com seus voos regulares em nossa região”, finalizou o deputado.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO