Em audiência com o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, na quinta-feira 05, o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL-RO) explanou sobre a situação do acesso a internet em regiões isoladas da Amazônia, com foco em Rondônia.
De acordo com o parlamentar é necessário apresentar a população projetos eficientes para este tema e informou que uma audiência pública ocorrerá em outubro para tratar sobre o assunto.
“A internet é essencial em escolas, hospitais, postos de saúde, aldeias indígenas, postos de fronteira e quilombos, em áreas remotas que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das tecnologias da informação e comunicação, por isso trouxe o tema até o ministro e levarei até Comissão de Desenvolvimento Regional e da Amazônia”, disse o deputado.
De acordo com o ministro, Marcos Pontes, os programas de desenvolvimento na região Norte e Nordeste são prioridades da pasta. “Já atuamos esse anos em diversas regiões do Norte e Nordeste, conectando escolas através do Gesac e do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC) do ministério e também com os programas Norte Conectado, Nordeste Conectado e o Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT.BR)”.
O objetivo dos referidos programas é levar conexão de internet banda larga às regiões menos atendidas do país e integrar ações que vão preparar o país para a tecnologia de automação de casas, indústrias e agronegócio, por exemplo, a chamada Internet das Coisas.