Foi com o auditório do Máximus Hotel, em Ji-Paraná lotado de dirigentes de cooperativas de crédito de Rondônia, que o presidente do sistema OCB/SESCOOP, Salatiel Rodrigues deu início ao workshop.
Em sua fala, Salatiel confirmou que Rondônia é o único Estado brasileiro com cooperativas de crédito e de outros ramos em seus 52 municípios e também em vários distritos.
“Temos muito orgulho e sabemos que isso só foi possível por meio de muito trabalho. A presença de vocês hoje aqui, só reforça o compromisso de cada um em estar em constante capacitação para assim atingir melhores resultados em suas cooperativas. Que tenhamos todos um excelente evento”, pontuou Salatiel.
O workshop é realizado em parceria com OCB Nacional e com a DGRV, Confederação Alemã das Cooperativas, e todos os anos é sempre muito esperado pelo setor. Em 2019, quem esteve à frente dos debates foi o consultor da DGRV, Silvio Giusti, que iniciou falando dos avanços e também das perspectivas regionais, e em seguida apresentou casos de sucesso com o intuito de inspirar os presentes com exemplos que deram certo em outras regiões do país.
“Fico muito feliz em poder voltar a Rondônia. Trouxemos conteúdos que são o reflexo do mercado e queremos fazer provocações que gerem ideias, soluções e que realmente ajudem vocês em seu dia a dia, na prática”, ressaltou.
O gerente de marketing do Sicoob Credicitrus, Gledson Viana iniciou sua palestra falando sobre criatividade, inovação, sobre a maneira como o marketing atua com o intuito de contribuir com os objetivos estratégicos da cooperativa.
Segundo ele tudo está conectado e é necessário saber qual a “dor” do cooperado, para poder oferecer a solução ideal para o mesmo. “O discurso das cooperativas não pode ser o mesmo que o dos bancos. Precisamos inovar, falar a mesma língua de nossos cooperados, valorizar nossos funcionários para que estes sintam prazer em trabalhar em nossas cooperativas. Precisamos conquistar a confiança de nosso público e ter uma boa reputação, e isso conseguimos conquistar com boas estratégias e com cooperados satisfeitos”, finalizou.
Durante o evento, o consultor Silvio Giusti abriu espaço para o debate e convidou integrantes das cooperativas presentes para participarem contribuindo com a discussão.
Felipe Camelo, gerente de inteligência de mercado do Sicoob Credicitrus, falou sobre sua experiência no Banco Central e como está sendo sua contribuição para com o trabalho do Sicoob.
“Estou aprendendo muito aqui hoje e fico muito feliz em ver o brilho nos olhos de vocês. Façam a diferença! Coloquem seus planos em prática pois Rondônia tem tudo para cada vez mais se sobressair. As pessoas precisam começar a enxergar o cooperativismo de maneira diferente, para isso precisamos ‘bater de frente’ e concorrer. Precisamos trabalhar para fidelizar o cooperado”, concluiu.
Estiveram presentes no evento o superintendente do sistema OCB/RO Uiliame Ramos, a gerente administrativo e financeiro da OCB/RO Edilene Calixto, a analista administrativo e financeiro, Lia Rodrigues, além de representantes das cooperativas: Sicoob Ourocredi, Sicoob PortoCredi, Sicoob Credipi, Sicoob Centro, Sicoob Credisul, Central Creisis, Credisis Jicred, Credisis Oeste, Credisis Credibrás, Sicredi Univales, Cresol, Sicoob UniRondônia, Sicoob Norte, Sicoob Amazônia Credisis Sudoeste.