O partido fechou questão em torno do assunto e decidiu que a participação da legenda nas eleições do próximo ano será mais incisiva, com lançamento de candidaturas ao Legislativo assim como ao Executivo em Vilhena.
De acordo com o presidente do diretório municipal dos Republicanos, Juraci Duarte, a decisão tem apoio de dirigentes estaduais da sigla, e foi endossada pela bancada do partido na Assembleia Legislativa.
Em princípio, o pré-candidato majoritário será o próprio Duarte, mas há expectativa de ingresso do empresário Jaime Bagattoli na agremiação, fato que poderia alterar o cenário.
Segundo Duarte, o propósito de lançar candidatura própria a prefeito de Vilhena foi uma decisão natural, decorrente do cenário político local.
O partido entende que dispõe de força política e estrutura condizente com esta pretensão, em virtude da representatividade regional e nacional dos Republicanos, que contam com a maior bancada partidária no Legislativo estadual e no Congresso Nacional. “Os Republicanos têm sido protagonistas no panorama político do país do e do Estado, e é chegado o momento de crescer também em âmbito municipal”, analisa.
E a meta de concorrer às eleições para o Executivo ganhou mais força diante do cenário que se desenha em âmbito nacional, que poderá tem desdobramentos em nível local.
Trata-se da possibilidade de filiação do presidente Jair Bolsonaro ao partido, o que poderia colocar o empresário Jaime Bagattoli na sigla. “Jaime afirmou em entrevista ao Extra de Rondônia que estaria disposto a seguir o presidente caso ele resolva sair do PSL, e existe uma tendência de Bolsonaro ingressar nos Republicanos, abrindo caminho para que o empresário some conosco, fortalecendo ainda mais nosso projeto de disputar a eleição majoritária”, explica.
No entanto, enquanto isso não acontece, Juraci Duarte é o nome lançado como pré-candidato a prefeito. Nascido em Vilhena, ele é professor, agente penitenciário e empresário. Já concorreu duas vezes a deputado estadual, tendo boas votações.
Bastante conhecido na cidade, Duarte acredita que pode disputar as eleições à prefeito e tem apoio declarado dos deputados estaduais Alex Redano, que será o presidente da Assembleia Legislativa no segundo biênio, Alex Silva e Cabo Jhony, que garantiram suporte a uma eventual gestão dos Republicanos na cidade.