Acontecerá na tarde da quarta-feira, 23, no Paço Municipal, reunião de autoridades vilhenenses com a diretoria estadual da Energisa, companhia de energia que atende o Estado de Rondônia.
As informações sobre a reunião são escassas, e não se sabe qual é a pauta em debate.
A pedido da reportagem do Extra de Rondônia, a assessoria de imprensa da prefeitura informou apenas que a Energisa será representada na audiência por seu Diretor-Presidente, André Luís Cabral Theobald. A reunião está marcada para às 15 horas, no Paço Municipal.
A falta de antecipação da pauta em debate desperta várias especulações. Apesar da companhia ter anunciado investimentos na cidade, o montante em questão dificilmente motivaria alguém de função tão elevada numa empresa de tal porte a se deslocar aos confins da Amazônia para debater o assunto.
Por outro lado, a Energisa herdou da Ceron uma suposta dívida milionária, a qual o prefeito Eduardo Tsuru já acenou estar disposto a quitar no valor de R$ 34 milhões sem usufruir o direito a contestações judiciais pertinentes, algo que, aí sim, poderia ser mais atrativo ao Diretor-Presidente. A segunda afirmativa se faz mais pertinente, inclusive diante do silêncio em torno do encontro, posto que o assunto não provoca muita simpatia junto à comunidade.
Outra hipótese para a falta de divulgação maciça poderia ser uma tentativa de preservar o empresário de atrair protestos da população dada ao enorme descontentamento e elevado número de reclamações registrados em todo o Estado de Rondônia contra a Energisa, em virtude da elevado valor das tarifas e do questionável serviço que vem sendo prestado à população.