Quem está no comando de sua empresa: os clientes, os fornecedores, os produtos ou a diretoria? Esta pode parecer, à primeira vista, uma pergunta simplista, mas não é.
Era meu primeiro dia de trabalho. Haviam muitas coisas a serem feitas. Então perguntei à diretora: Quais são os três maiores e mais urgentes problemas de vocês? A resposta veio; porém não era convincente. Se você, que é o administrador, não consegue identificar com precisão seus maiores problemas, então você está com sérias dificuldades!
Continuando nossa breve conversa, fiz à diretora uma última pergunta: Nesta empresa familiar, por acaso existem problemas no relacionamento dos sócios com a organização, suas operações e prioridades?
Haviam. E não eram poucos, nem superficiais, nem recentes. Com frequência a empresa era convocada a resolver problemas financeiros dos sócios, deixando em segundo planos os interesses da sociedade. Ou seja, a família era um problema!
Uma das primeiras decisões tomadas foi fazer um planejamento operacional, para os próximos 12 meses, ao final do qual foi projetada a obtenção de um lucro, o qual seria distribuído entre os sócios, segundo sua participação no capital social.
Mudanças drásticas e urgentes precisavam ser introduzidas. Empregar os recursos financeiros da firma para resolver problemas dos sócios era, é, e será sempre uma prática danosa e inaceitável. Por esses motivos precisava ser interrompida, tão rápido quanto possível. Conceitualmente, a maioria de nós sabe que isso está errado; contudo a realidade evidencia que este tipo de problema ainda persiste, em algumas empresas familiares de nossa cidade.
O planejamento de resultados tem enormes vantagens: A-Fixar metas e o lucro a ser alcançado, ao final de um período; B-Reunir todos em busca de um objetivo comum e prioritário; C-Desvincular problemas pessoais, dos interesses operacionais da empresa.
Esse projeto foi explanado, aceito e implantado. Como consequência dessa decisão, um novo e promissor cenário abriu-se, repleto de oportunidades e desafios. Desse momento em diante teríamos de concentrar nossas capacidades e recursos no aumento das vendas, na contenção das despesas, na melhoria da performance dos produtos e funcionários. E os resultados começaram a surgir com rapidez.
A boa gestão empresarial é algo gratificante e estimulante, mesmo que tenhamos cometidos erros significativos, no passado recente. Na maioria das vezes, você pode recuperar o tempo perdido. Trabalhe com vigor, seja sábio, estabeleça prioridades, aprenda a dizer não para tudo quanto conspirar contra os interesses da empresa.