Está programada para esta segunda-feira, 4, às 10h, reunião entre representantes do Ministério Público (MP), gestores municipais e sociedade para debater políticas públicas voltadas a beneficiar pessoas autistas em Vilhena.
O encontro ocorrerá no auditório do MP, momento em que vários assuntos da área serão debatidos.
Entre eles, medidas para que os direitos básicos dos autistas sejam atendidas no município, como atualização e treinamento de pediatras para que apliquem protocolos de avaliação que identificam riscos de autismo em crianças até 2 anos, garantindo assim o diagnóstico precoce e com isso uma chance enorme de evolução, além de profissionais da área qualificados em Tratamentos com evidência científica.
Apesar de sancionada a Lei Federal 12.764, conhecida como Lei Berenice Piana (nome de uma mãe que lutou arduamente para que seu filho e milhares de outras pessoas nesta condição saíssem do limbo que se encontravam) em 2012, pouco foi feito até hoje em Vilhena para sanar o déficit com essa população e suas famílias. A falta de políticas públicas e de investimento nesta área têm condenado o futuro de muitas crianças nesta condição.