Escola pública Marcos Donadon, localizada na avenida Tancredo Neves / Foto: Extra de Rondônia

Apesar de os vereadores terem avisado em julho passado que a polêmica em torno da retirada de nomes da família “Donadon” de escolas municipais serão amplamente debatidos antes de ir à votação em plenário (leia AQUI), o Executivo de Vilhena insiste e enviou ao Legislativo nova tentativa para que a matéria seja analisada em plenário.

É o que anuncia o projeto de lei 5.749/2019 que está na pauta da sessão ordinária na Câmara de Vilhena que será realizada na note de hoje, a partir das 19h30, no auditório da prefeitura.

Contudo, o projeto do Executivo revela uma incerteza quanto ao novo nome do qual se pretende identificar a unidade educativa ora conhecida como “Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcos Donadon”.

Em julho passado, através do projeto de lei 5.691/2019, a prefeitura pretendia a retirada do nome Marcos Donadon para que seja denominada “Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Ruth Rocha” (leia AQUI).

Desta vez, quatro meses depois, o Executivo quer que seja denominada “Escola Municipal de Ensino Fundamental Vinícius de Moraes”.

A incerteza quanto ao nome deve gerar uma melhor análise dos parlamentares, já que, ao invés de serem homenageados pioneiros do município, o Executivo quer homenagear pessoas de outros Estados, embora sejam reconhecidos por suas atividades literárias e artísticas.

Rut Rocha, que foi a primeira alternativa do Executivo, era escritora paulista, recebeu vários prêmios no Brasil agora devido a suas obras principalmente destinadas ao público infantil.

Já Vinicius de Moraes, que nasceu no Rio de Janeiro, foi poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor.

Consta na pauta da sessão que o projeto de lei 5.749/2019 apenas será lido na sessão de hoje.

Projeto de lei na pauta da sessão ordinária desta terça-feira, 5 de novembro / Foto: Extra de Rondônia
sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO