Após ser descoberto por vereadores e ter o repúdio de vários segmentos da sociedade, a prefeita Glaucione Rodrigues (MDB) “sensibilizou-se” e determinou o cancelamento de decreto que ela assinou aumentando em 12% a tarifa de água em Cacoal.
O assunto foi pauta das edições anteriores do Extra de Rondônia e teve até “campanha” de aliados tentando desmentir a informação, que caiu como uma bomba entre os moradores desse município (leia mais AQUI e AQUI).
Contudo, através de um vídeo institucional, a prefeitura oficializa a revogação do decreto assinado pela prefeita que promoveu o aumento do imposto.
Entrevistado, o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE), Jadir Hengtes, disse que há mais de 1 ano vem pleiteando um reajuste da tarifa de água em vista da necessidade de se fazer melhorias na infraestrutura da autarquia.
Explica que a princípio apresentou proposta de 28% de reajuste, mas a prefeita negou automaticamente. E, após várias reuniões, Glaucione Rodrigues acabou concedendo o aumento de 12% que estaria valendo a partir de 1 de novembro.
Garante ainda que, “sensível às manifestações”, a prefeita entrou em contato com a Mesa Diretiva da Câmara de Vereadores e conseguiu entrar num acordo: ela cancela o aumento e a Câmara fará um repasse acima de R$ 1 milhão à prefeitura, que será direcionado ao SAAE.
“Dessa forma, a prefeitura está cancelando, revogando o decreto de reajuste da tarifa de água”, confirma o diretor do SAAE.
Na entrevista, a vereadora Maria Simões, fala em nome do Legislativo, alegando que o reajuste promovido pela prefeita sensibilizou a Câmara Municipal e que os vereadores não concordam com o aumento da tarifa de água.
Disse que, para evitar o reajuste, a Câmara devolverá à prefeitura economias feitas pela Casa de Leis até 31 de dezembro deste ano.
Informou, ainda, que o último reajuste foi de 20% e aconteceu em 2016. “Hoje nós temos uma boa qualidade da água em Cacoal”, encerrou.
>>> VEJA, ABAIXO, AS JUSTIFICATIVAS APRESENTADAS PELA PREFEITURA:
https://