Claurinice Mohamed, enfermeira responsável técnica pela imunização, visitou a redação do Extra de Rondônia na tarde desta quinta-feira, 28, para falar sobre a multivacinação que acontecerá neste sábado, 30, em Vilhena.
De acordo com a profissional da saúde, a campanha visa imunizar todas as pessoas que necessitam se vacinar por uma forma ou por outra, tendo como alvo crianças, adolescentes, jovens e adultos. A campanha também inclui vacinação de Sarampo.
Crianças com 6 meses completos a 11 meses e 29 dias terão vacina do Sarampo dose zero. Com um ano completo toma a segunda dose.
Já a faixa de 20 a 29 anos, precisa tomar duas doses da tríplice viral. De 30 a 39 anos, para estar imunizado precisa ter no mínimo uma dose da vacina.
Claurinice lembra que quem for a unidade de saúde precisa levar o cartão de vacinação. Mas, se não tiver, a unidade disponibilizará um cartão.
Ela alerta que se tiver alguém que não foi imunizado contra tétano, febre amarela e hepatite “B”, que procure uma unidade de saúde para se vacinar.
A técnica pontua que todas as unidades de saúde do município estarão abertas das 08h às 17h, dando a oportunidade para que todas as pessoas que precisarem possam ser vacinadas.
Porém, esclarece que as vacinas DTPA e Pentavalente estão em falta no Brasil. Informa, todavia, que o Ministério da Saúde está providenciando e logo estará disponível nos postos de saúde.
Para finalizar, Claurinice pede a todas as mães que levem os cartões de vacinas de seus filhos, pois pode ser que o esquema não esteja completo, e, com isso, terá oportunidade para completá-lo.