Na noite de sábado 30, o deputado estadual Chiquinho da Emater (PSB) participou da solenidade de formatura dos estudantes indígenas e ribeirinhos do curso de Agroecologia do Centro Técnico Estadual de Educação Rural Abaitará – Centec, localizado na RO 010, Km 32, em Pimenta Bueno.
De acordo com o parlamentar a escola se destaca em âmbito nacional como uma das referências de inclusão social, onde atende mais de 300 alunos indígenas, quilombolas e ribeirinhos em formato integral, fornecendo a educação básica, com ensino médio integrado à educação profissional, com cursos de agroecologia, agropecuária e agronegócio.
“Fico feliz pela conclusão deste curso da escola, pois quando fui presidente da Emater pude ajudá-la com o termo de cooperação para o seu fortalecimento, através de investimentos em estrutura, professores, equipamentos e profissionais. Agradeço o convite desta solenidade, apoio e ressalto que a educação profissional integra e prepara os jovens proporcionando várias possibilidades de inserção ao mercado de trabalho”, enfatizou Chiquinho da Emater.
Além disso, o deputado destacou que o Instituto Abaitará tem preparado alunos que apresentam um sistema de produção adequado as condições regionais, trazendo tecnologias especificas e levando isso aos produtores e as comunidades rurais, qualificando o mercado rondoniense.
O Centro Técnico Estadual de Educação Rural Abaitará tem como mantenedor o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (IDEP-RO) que trabalha para disseminar a educação profissional em todos os municípios e investe nos alunos com recursos advindos do Fundeb.