A Polícia Federal (PF), através da Delegacia de Repressão a Drogas, deflagrou na manhã de desta terça-feira,3, a operação HOPE visando a desarticulação de organização criminosa voltada para o tráfico interestadual de drogas e lavagem de capitais.
Estão sendo cumpridos seis mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Velho, Ariquemes, Rolim de Moura, Guajará-Mirim e Lábrea no Amazonas.
Além das prisões e buscas, a Vara de Delitos de Tóxicos de Porto Velho, determinou o bloqueio de contas bancárias e bens dos investigados, além do sequestro de imóveis e veículos.
Ao longo das investigações, iniciadas em novembro de 2018, a PF conseguiu realizar a apreensão de três carregamentos de drogas pertencentes à organização criminosa nas cidades de Porto Velho e Barra do Garça/MT, totalizando aproximadamente 120 quilos de cocaína.
As drogas eram remetidas das cidades de Porto Velho e Lábrea para outros Estados da Federação, em especial o Espírito Santo, ocultas em compartimentos preparados no interior de veículos com o intuito de burlar qualquer tipo de fiscalização.
Visando a lavagem do capital ilícito obtido com a venda das drogas, restou demonstrado que os investigados adquiriram imóveis e veículos, registrando-os, porém, em nome de familiares e terceiros.
Os presos, que responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, foram encaminhados para as unidades prisionais, onde permanecem à disposição da Vara de Delitos de Tóxicos.