Coluna escrita por Humberto Lago/Foto: Extra de Rondônia

Uma política verdadeiramente sábia, na atual conjuntura, é manter a solidez financeira de sua empresa. Conheço uma organização que vem adotando essa política há anos, apesar da recessão, com ótimos resultados.

Dispor de um saldo bancário expressivo traz uma importante e oportuna tranquilidade; traz igualmente opções de fazer compras melhores; permite a obtenção descontos no pagamento das despesas… Ou seja, agindo assim você se beneficia de uma gestão financeira segura e adicionalmente tem oportunidades de gerar ganhos não operacionais.

Quando você não dispõe de um saldo bancário confortável, então você experimenta indesejáveis altos e baixos. E isso não é bom. Há um custo administrativo quando uma organização precisa mudar com frequência os prazos de compra e/ou os preços de venda. Seus fornecedores e concorrentes percebem isso.

Há empresas que no final do mês, apesar do trabalho intenso, não conseguem apresentar o lucro que gostariam. Ao invés disso, elas apresentam um resultado negativo. Há também empresas que conseguem exibir um lucro, porém não foi possível vê-lo evidenciado nas suas disponibilidades financeiras, o que é lamentável.

Uma gestão excelente caracteriza-se por três fatos: A-Suas vendas crescem regularmente, acompanhadas de lucro; B-Você consegue girar seus ativos e proporciona o devido retorno do investimento feito, dentro das margens de mercado; e C-Seus lucros periódicos vão diretamente para o caixa.

No varejo de materiais de construção de nossa cidade existe uma firma que está enfrentando esta dificuldade. Ela vem conseguindo um lucro operacional, nos últimos meses, porém seu caixa se mantém praticamente zerado (o lucro está nos CR-vencidos).

A tarefa de gerar lucro líquido mensal exige trabalho, competência e experiência. A inexistência de caixa é consequência de uma falha gerencial inicial, a qual, se não for tratada, acaba se transformando em algo rotineiro. Isso ocorre quando você está concedendo um prazo médio aos clientes “maior” do que aquele obtido de seus fornecedores, ou então porque seus clientes estão inadimplentes. Se sua empresa não tiver uma estrutura demasiada e onerosa, é possível corrigir esta distorção.

Conclusões: 1.-A solidez financeira deve ser implantada como filosofia de trabalho. Não a altere mediante promessas de aumento das receitas, feitas pela área de vendas;  nem por promessas de crescimento na participação do mercado; nem para acompanhar seus concorrentes. Exemplos impróprios de gestão de negócios devem ser condenados e rejeitados; 2.-Torne sua organização eficiente e competitiva.

Isso se faz controlando os custos e despesas; os preços e as margens; o giro dos ativos e o desempenho funcional; 3.-Procure sobrepujar seus competidores pelo dinamismo, foco e performance empresarial. Vale lembrar que isso só depende de você e de sua equipe.

O lugar do Lucro é no caixa. Não abra mão disso. Estruture-se, avance e seja vitorioso!

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO