Foto: Ilustrativa

Já está em vigor o Sinau, sistema que permite aos interessados solicitar a cessão de uso do espaço físico em corpos d’água de domínio da união para fins de aquicultura por meio de uma plataforma online.

O novo sistema, uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério da Economia, foi lançado no último dia 05 de março e faz parte do Plano Digital-PD, ação do governo federal para a migração de serviços prestados em canais presenciais de atendimento para uma plataforma online, tornando a utilização desses serviços mais ágil, eficiente e transparente para a sociedade e para o poder público.

Desta forma, o interessado poderá solicitar a cessão de uso do espaço físico em corpos d’água de domínio da união para fins de aquicultura/protocolização do projeto técnico, e seus respectivos documentos, por meio da página.

O objetivo é possibilitar ao interessado solicitar a cessão de uso do espaço físico em corpos d’água de domínio da união para fins de aquicultura, a redução de custos, substituição do uso de papéis e documentos físicos e o monitoramento da sua demanda. Além disso, o novo sistema proporciona aos técnicos e gestores maior agilidade e eficiência na prestação do serviço, organização das rotinas internas e na tomada de decisão.

O Sinau foi instituído por meio da Instrução Normativa nº 06, de 31 de março de 2004, e tem como finalidade cadastrar e controlar os projetos aquícolas, referenciar geograficamente as faixas ou áreas de preferência, os parques e áreas aquícolas e as unidades demonstrativas e de pesquisa, criar e manter o banco de dados das autorizações de uso e subsidiar o ordenamento das atividades aquícolas em águas de domínio da União.

Em caso de dúvidas, o interessado pode contatar a equipe técnica da Coordenação-Geral de Aquicultura em Águas da União ou pelo e-mail sinau.cgodau@agricultura.gov.br.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO