Nazif participou de plenária com o Conselho Federal de Despachantes e Documentalistas na terça-feira 10, em Brasília para tratar do Projeto de Lei 2022/19, de sua autoria, que regulamenta a profissão.
Presentes na reunião, os conselheiros presidentes do CFDD/BR e CRDD/RO-AC Gilberto Alvim Freitas e Marcizo Nogueira Borges, respectivamente.
O projeto considera despachante documentalista o profissional que atua na mediação e na representação, em nome de quem contrata o serviço, das relações com órgãos da administração pública federal, estadual, municipal e do Distrito Federal, assim como perante entidades ou órgãos que exerçam funções ou atribuições em substituição, complementação ao trabalho desses entes, mediante contrato, permissão, concessão, autorização ou convênio com os órgãos ou entidades.
“A gente não conseguia entender como uma categoria que têm seus conselhos federais e estaduais não tenha uma regulamentação. Houve uma inversão de valores aqui. Primeiro deveria haver a sua regulamentação e em cima disso a criação dos conselhos. Então, precisamos acompanhar a tramitação no senado, e não vejo dificuldades para que o projeto avance”, disse Nazif.
O PL 2022/19, já foi aprovado na Câmara dos Deputados e encontra-se no Senado.