A Unesc escreveu um capítulo da história da Região Norte por ser a primeira instituição de ensino superior. Logo, se para Cacoal a Unesc tem um protagonismo evidente, nas páginas da história desta instituição a professora Fátima Gavioli deixa marcas permanentes.
Foi acadêmica do curso de letras no período noturno e empregada doméstica durante o dia, sua trajetória representa o espírito da perseverança e persistência. Ao concluir seu primeiro nível superior e, em razão de sua vocação educacional, foi selecionada para lecionar no curso que a formou, bem como em vários outros cursos de graduação.
Todavia, como grandes poderes requerem grandes responsabilidades, a ex-empregada doméstica decidiu aperfeiçoar-se, cursou pós-graduações e mestrado. Especializações que viriam a ser seu plano de horizonte, desempenhando por vários anos o cargo de coordenadora dos programas de pós-graduação da Unesc, capacitando centenas de graduados.
Os caminhos da vida é imprevisível, porém, muitas vezes belíssimo, sua filha Kallyne é formada pela mesma instituição e seu filho Arnon tornou-se professor do curso de direito da Unesc, fechando um ciclo que une destinos familiares, profissionalismo e sucesso na mesma proporção.
“É inegável o fato da Unesc fazer parte da vida de tantas pessoas, famílias, histórias de luta, superação e sucesso, que se cruzam para promover o bem e o desenvolvimento da cidade”, destaca.
A história de Fátima Gavioli expressa uma belíssima parceria com a instituição, nestas mais de três décadas de atuação em Rondônia. Por meio de um ensino de qualidade e força de vontade, Fátima alcançou grandes cargos, tornou-se secretária estadual de educação de Rondônia e hoje é a atual secretária estadual de educação de Goiás. Uma profissional que tem sua trajetória traçada junto à Unesc.