A prefeita Lisete Marth, assinou decreto declarando Estado de Calamidade Pública no município de Cerejeiras em razão da pandemia causada pelo coronavírus.
Apesar de o município não apresentar nenhum caso suspeito, o decreto estabelece restrições com relação à aglomeração de pessoa para evitar a propagação do vírus.
Entre elas, a suspensão de realização de feira municipal e fechamento do comércio local pelo período inicial de 15 dias.
Também está proibida a visitação a presídios, feiras de todo tipo e setor atividades de caminhadas que mostrem aglomeração de pessoas.
Conforme o decreto, os estabelecimentos industrias, comerciais e de serviços e profissionais liberais que descumprirem as determinações, serão autuados e multados e, em caso de reincidência, terão o álvara de funcionamento cassado.
Com relação aos munícipes, o decreto alerta para quem se encontra de passagem ou residente, proveniente de outros países ou estado de risco ou de alta incidência do coronavírus.
Mesmo a pessoa não apresentando os sintomas da doença, deverá permanecer em isolamento domiciliar por, no mínimo, 14 dias.
Também, fica vedado o compartilhamento de utensílios usuais, em especial aos jovens, tais como chimarrão, tereré e narguilé
“É necessário que toda a população permaneça em suas casas e que, caso seja necessário o deslocamento para qualquer local, em decorrência de eventual urgência ou necessidade, que sejam tomadas precauções, de forma a evitar a aglomeração”, alerta o decreto.
>>> LEIA, ABAIXO, O DECRETO NA ÍNTEGRA:
Decreto calamidade publica em Cerejeiras