Foto: Ilustrativa

Desde a declaração, por parte da Organização Mundial de Saúde, de pandemia devido ao novo coronavírus e seguindo o decreto de calamidade pública, do governo de Rondônia, que suspendeu a maioria das atividades no Estado como forma de prevenção ao Covid-19, a Unesc tem reunido constantemente a direção, docentes e técnicos (no âmbito virtual) em busca de alternativas para diminuir as perdas no primeiro semestre desse ano.

As medidas adotadas surtiram um efeito melhor do que o esperado e o engajamento dos acadêmicos e professores tem sido frequente, principalmente nas redes sociais. Diariamente, centenas de estudantes tem marcado a Unesc no Instagram e Facebook, principalmente, mostrando sua dedicação aos estudos, dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), aprovando e apoiando as medidas adotadas pela instituição.

“Com toda essa situação do coronavírus, a Unesc resolveu manter as atividades acadêmicas, em detrimento à autorização do Ministério da Educação (MEC) e transformar aulas presenciais no que a gente chama de ensino remoto emergencial”, explicou o professor Maximiliano Barroso Bonfá, coordenador dos cursos de analise e desenvolvimento de sistemas e sistemas de informação e um dos responsáveis pela implantação do AVA na Unesc.

Com a ajuda da tecnologia, a plataforma permitiu à instituição manter as aulas e atividades acadêmicas e a iniciativa agradou os acadêmicos da Unesc que, além do ensino tradicional, tem agora descoberto novas e inúmeras possibilidades para a aprendizagem e disseminação do conhecimento.

Além disso, neste período, os professores da Unesc estão totalmente à disposição dos alunos, também engajados para manter as aulas mais efetivas possíveis, seja no suporte aos acadêmicos, seja de forma coletiva e/ou individual, como na disponibilização e acompanhamento dos conteúdos repassados.

“Neste ensino remoto, a gente adotou o AVA, onde estão sendo disponibilizados conteúdos elaborados para a educação não-presencial. Junto a isso, estamos disponibilizando aulas gravadas pelos próprios docentes da Unesc, direcionadas aos alunos, interação de chat no mesmo horário das aulas e aulas por web-conferência, através de várias plataformas de conferência. A ideia desta transferência, do nosso modelo presencial para o modelo virtual, é permitir e possibilitar que tudo o que é feito no ambiente presencial, possa ser feito no ambiente virtual, sem perdas para os acadêmicos”, ressaltou o professor Max, que também é coordenador do núcleo de educação a distância da Unesc.

Banner oficial / Foto: Divulgação
Banner oficial / Foto: Divulgação
sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO