A Comissão Especial criada na Câmara de Cerejeiras para acompanhar medidas sanitárias no combate ao coronavírus nesse município realizou mais uma reunião nesta terça-feira, 7.
Formada pelos vereadores Valdecir Sapata Jordão, Francisco Baldin e José Ferreira da Silva (leia AQUI), a Comissão apresentou um Plano de Ação e fez importantes sugestões a um grupo de membros do Poder Executivo.
A comissão sugeriu que o Executivo crie um gabinete de crise, tendo a participação de representantes de várias entidades, como o Ministério Público, Defensoria Pública, Judiciário, Câmara Municipal e outros.
Requereu do Executivo informações acerca da integração entre as secretarias municipais para execução de atividades prioritárias à população de condições em vulnerabilidade, como aquisição de materiais de higiene e pediu se há informações oficiais de uso de medicamentos para conter os sintomas do coronavírus nos casos mais graves e se a farmácia da prefeitura contaria com tal medicação.
Questionou se a equipe da Saúde dispõe de equipamentos de proteção individual suficientes para tratarem os pacientes com segurança; se o município conta com algum aparelho de respiração artificial e qual seria sua quantidade; se houve ampla adesão da população idosa para vacinação contra a gripe H1N1; se para os idosos em condições especiais a equipe está tomando medida especial, como ir à casa efetuar a vacinação do H1N1; se foi restringida as visitas nos hospitais e se há pesquisa entre os comerciantes que exercem atividades essenciais como farmácia e supermercados, se a população vem respeitando as normas de segurança sanitária, entrada limitada no comércio.
Sugeriu, contudo, que as Secretarias municipais de Saúde e Assistência Social realizem ações junto à população de condições vulneráveis e estabeleçam um canal de comunicação, além de obter informações de como está sendo feito o controle do tráfego de entrada no município, se está tendo orientação aos caminhoneiros e outros
RECURSOS URGENTES E DADO ALARMANTE
Ainda, nesta semana, a Comissão enviou ofício ao deputado estadual Chiquinho da Emater, membro da Comissão na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE) no combate a pandemia, solicitando apoio e providências para que ocorra a correta e eficaz destinação dos recursos públicos para implantação de medidas de enfrentamento ao coronavírus de modo a atender o interior de Rondônia e não apenas as regiões mais populosas ou capitais.
Segundo a Comissão, Cerejeiras, que fica distante 126 kms de Vilhena, não foi contemplando ainda com nenhum recurso expressivo.
Apesar do primeiro caso suspeito em Cerejeiras ter tido resultado negativo, o que preocupa a Comissão é o dado alarmante de infectologista que atua na rede pública de saúde de Cerejeiras, já que -considerando o crescimento do covid-19 e seu rápido poder de proliferação bem como dados estatísticos – cerca de 50% da população cerejeirense deve vir a ser afetada pelo coronavírus.
“Assim urge a necessidade de alertarmos a ALE para que, no momento de votação e aprovação dos diversos projetos orçamentários que venham a ser apresentados pelo governo, lembre-se do interior do Estado, principalmente de Cerejeiras”, finalizou.