Com a expansão da pandemia de coronavírus globalmente e a necessidade da inclusão de procedimentos e protocolos de prevenção, desde o primeiro momento, a JBS adotou sólidas medidas para garantir o máximo de segurança para seus colaboradores e prestadores de serviços em todas as suas dependências.
Em linha com as melhores práticas e com a consultoria clínica de médicos especializados, as medidas adotadas pela companhia seguem as determinações de órgãos de saúde como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde.
Entre as providências e os protocolos adotados, destacam-se: o afastamento dos colaboradores que se encaixam nos grupos de risco – pessoas com mais de 60 anos, gestantes e aqueles que tiverem indicação médica.
O reforço e contínua comunicação sobre prevenção e cuidados – campanhas internas de conscientização sobre higienização das mãos, uso do álcool em gel e distanciamento social, entre outros. Uso ostensivo de canais de comunicação nas unidades, com TVs, murais e campanhas audiovisuais.
Ampliação das frotas dos ônibus que fazem o transporte dos colaboradores e intensificação da higienização e desinfecção dos veículos no intervalo das viagens. Controle de temperatura de todos os colaboradores nas entradas dos turnos e vacinação gratuita para gripe H1N1 para 100% dos colaboradores.
Fornecimento de máscaras de uso obrigatório. Disponibilização de sabonetes, sanitizantes e de álcool em gel nas áreas comuns. Desinfecção diária de todas as instalações com registros a cada realização e ampla divulgação para consulta dos colaboradores.
Regras para coibir a aglomeração e promover o distanciamento seguro entre colaboradores e demarcação de intervalos de espaços e controle de acesso nas portarias e nos vestiários das unidades.
Criação de novas rotinas de horários alternados para as pausas, com reorganização dos espaços de descanso. Nas refeições, implantação de regras de distanciamento, com instalação de divisórias e sinalizações visuais.
Implantação de novos equipamentos de proteção como máscara tipo ninja e outras de proteção total do rosto.
Criação de protocolos de emergência para qualquer integrante da equipe que apresente sintomas. No caso em que um colaborador da JBS teste positivo para Covid- 19, a empresa prestará imediato atendimento e total apoio a ele e seus familiares, com acompanhamento integral até seu restabelecimento. Nesse período, conforme orientam os órgãos de saúde, o colaborador será afastado de suas atividades. Além disso, a empresa inclui como protocolo a total desinfecção e sanitização das áreas comuns e do local em que o profissional trabalha.
Com essas medidas, a empresa está confiante em garantir o abastecimento e a oferta de produtos da mais alta qualidade a seus clientes e consumidores no país e no mundo. É uma missão que não pode parar, já que a produção de alimentos se integra ao rol de atividades essenciais para a população, no contexto de crise da Covid-19.