Após apresentar projetos criando gratificações aos profissionais, trabalhadores e agentes de saúde (que estão em análise nas comissões), o deputado federal Mauro Nazif (PSB – RO), apresentou o Projeto de Lei 1889/20, que institui pensão vitalícia às famílias de profissionais, trabalhadores e agentes de saúde, e também para trabalhadores que não exercem as atividades-fim da área da saúde, mas que auxiliam presencialmente para a execução de tais atividades, que vierem a falecer, em razão do exercício profissional, em decorrência da pandemia do coronavírus, durante o período de estado de calamidade de saúde pública.
Para o parlamentar o projeto garante aos profissionais, trabalhadores e agentes de saúde tratamento igual aos militares que morreram na 2º guerra mundial. “A pandemia tem sido considerada por muitos como o maior desafio a ser superado pela humanidade, temos visto um número crescente de pessoas contaminadas, milhares de óbitos, economia estática e recessão. O dinheiro para tentar parar esse inimigo, já ultrapassa os gastos em guerras. Os profissionais, trabalhadores e agentes de saúde são os verdadeiros soldados na defesa do povo”, disse Nazif.
Mauro ressalta que os trabalhadores não possuem as condições mínimas necessárias para o trabalho que exercem, faltam máscaras, luvas, vestes apropriadas, higienização e respiradores mecânicos, o que acaba por gerar estresse para esses profissionais entre tantas dificuldades.
“Muitos já estão pegando o coronavírus, e casos de óbitos já têm sido registrados no meio desses trabalhadores. Então, que no mínimo seja dado às famílias dos soldados contra o coronavírus, a dignidade de terem uma condição de vida justa ofertando uma pensão vitalícia. Os profissionais, trabalhadores e agentes de saúde são os heróis dessa guerra” ressalta Nazif.