Chupinguaia, na região do Cone Sul de Rondônia, registrou o 1º caso suspeito de coronavírus nesta semana.
A informação foi repassada ao Extra de Rondônia pela prefeita Sheila Mosso e a secretária municipal de saúde, Joseane Souza da Silva, nesta terça-feira, 28.
De acordo as autoridades, o paciente apresentou os sintomas da doença após retornar a Chupinguaia de viagem a Porto Velho.
Ao chegar ao município, o paciente foi submetido a coleta da amostra laboratorial, que foi encaminhada a Vilhena e depois Porto Velho, onde será feito o exame.
Após o procedimento, foram adotadas medidas de isolamento em ambiente familiar.
A mandatária municipal comentou a importância do uso de máscaras em sair de casa e outros cuidados necessários neste momento de pandemia.
“É necessário sempre usar a máscara quando sair de casa, manter as mãos sempre higienizadas com água e sabão ou álcool gel, principalmente ao retornar de ambientes públicos, além de evitar grandes aglomerações e não dividir objetos pessoais e não tocar o rosto”, recomendou a prefeita.
Já a secretária fez uma alerta para respeitar o decreto em vigor para garantir os cuidados contra a doença.
Ainda, as autoridades informaram que o município tem adotados medidas necessárias, como a realização de barreira sanitária na Rodovia 391, que dá acesso à cidade de Chupinguaia.
A iniciativa visa identificar possíveis casos de covid-19, além de orientar aos motoristas e passageiros sobre os cuidados com higiene e outras medidas, além de distanciamento social.