Evandro Guimarães Prudente / Foto: Divulgação (arquivo)

Com a finalidade de garantir a transparência do procedimento, o vereador Evandro Guimarães Prudente protocolou, nesta segunda-feira, 8, ofício na prefeitura, solicitando a realização de contraprovas dos resultados dos testes rápidos realizados nesse município.

A ação começou semana passada e, até sexta-feira, 5, foram 169 testes rápidos, tendo 167 descartados e 2 casos confirmados em servidoras do setor de saúde pública.

No ofício, o parlamentar explica que a contraprova será através dos testes encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen), em Porto Velho.

Ao citar o caso de Ouro Preto do Oeste, onde o prefeito proibiu o uso de testes rápidos nesse município em decorrência de falsos positivos, Evandro acredita que a medida visa garantir a transparência nas ações.

“Sabemos que os testes possuem alta margem de erro, sendo imprescindível para o controle e combate a disseminação do vírus, que sejam confirmados pelo Lacen. A medida visa também dar maior segurança à população que está sob um alto desgaste emocional devido à detecção dos primeiros casos de covid-19 em Colorado, além de garantir a transparência do trabalho de enfrentamento ao vírus”, ressalta em contato com o Extra de Rondônia.

Para ele, a contraprova vai repassar confiabilidade à população quanto aos testes realizados no município.

Ofício enviado pelo vereador ao secretário municipal de saúde de Colorado / Foto: Divulgação

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO