Operação foi realizada em RO, AC e AM / Foto: Divulgação

A operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) “Verde Brasil 2” do Comando Conjunto Príncipe da Beira (CCj PB) terminou o primeiro mês com resultados significativos no combate aos delitos ambientais nos Estados de Rondônia, Acre e o Sul do Amazonas.

A operação tem empregado um efetivo total de 1014 homens e mulheres e ocorre em ambiente interagências, com o máximo de integração entre Instituições Federais, Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF) e entidades públicas de proteção ambiental dos Estados de RO, AC e AM.

 MEIOS EMPREGADOS E APOIO RECEBIDO

Estão sendo empregados na operação mais de 144 viaturas (caminhões tanques, prancha, baú frigorífico, micro-ônibus, vans, caminhonetes 4×4, ambulâncias e Vtr 5 Ton), 35 embarcações dentre as quais destaca-se um navio patrulha fluvial (NaPaFlu) Rondônia, subordinado ao 9º Distrito Naval sediado em Manaus, que opera no Rio Madeira e três aeronaves (duas panteras do EB e 1 H-36 caracal da FAB).

RESULTADOS

Foram identificadas áreas de desmatamento e corte ilegal de madeira, o que resultou em 10.941,505m³ de madeira apreendida e aplicação de 141 multas que somadas totalizam R$ 33.232.318,66.

Além disso, foram realizadas apreensões de 68 embarcações, seis balsas de garimpo, 18 caminhões, 17 semirreboque, dois tratores, um veículo leve, uma moto, 155 Kg de castanha do Brasil, 1.150 Kg de pescado, 120 Kg de carne silvestre, 65 animais silvestres mortos, 12,250 Kg de pasta base de cocaína, 418,16 Kg de minério de cassiterita, 7 mil litros de óleo diesel, 17 motosserras, 1 gerador, 7 motores estacionários de garimpo e 18 armas de fogo.

No contexto das operações de campo, foram desencadeadas ações de conscientização nos distritos e comunidades adjacentes às bases de operações, de modo a contribuir no maior esclarecimento e mudança de postura da população com relação aos ilícitos ambientais. Além de aproximar o Exército da população, a campanha demonstra a dualidade entre as ações repressivas desencadeadas nas madeireiras da região e o viés educacional e de conscientização: “Braço Forte – Mão Amiga”.

DESENVOLVIMENTO DE APP

No primeiro mês da “Verde Brasil 2” na área do CCj PB, foi criada e encontra-se em fase de desenvolvimento, a plataforma Guardiões da Amazônia, a qual tem como objetivo principal a proteção da região Amazônica no tocante a ilícitos ambientais. Trata-se de um aplicativo que permite a população denunciar os delitos mais comuns e danosos ao meio ambiente praticados na região, fornecendo aos agentes de fiscalização uma valiosa ferramenta.

A plataforma Guardiões da Amazônia é composta de duas partes: um aplicativo móvel, destinado ao usuário comum, com a finalidade principal de envio das denúncias de forma segura e precisa, inclusive com inserção de fotos e localização geográfica e um módulo web de uso restrito dos órgãos parceiros, onde podem ter acesso a várias tipos de relatórios e gráficos, incluindo as denúncias feitas pelos usuários.

A plataforma Guardiões da Amazônia encontra-se na fase de projeto piloto e é um produto da 17ª Brigada de Infantaria de Selva que está sendo validado em parcerias com órgãos: IFRO – Campus Ji-Paraná – CEAD, SEMEIA Ji-Paraná e Bombeiros.

LOCALIDADES ATENDIDAS

Ao longo deste primeiro mês, o Comando Conjunto Príncipe da Beira já atuou em 31 localidades compreendidas nos Estados de Rondônia, Acre e Sul do Amazonas, mobiliadas por quatro Batalhões de Infantaria de Selva (4º, 6º, 54º e 61º BIS), pela 17ª Companhia de Infantaria de Selva e por Órgãos e Agências parceiras, posicionados da seguinte forma.

Em Rondônia as operações ocorreram em Porto Velho, Guajará-Mirim, Costa Marques, Nova Mamoré, Distrito de Nova Califórnia, Distrito de Extrema, Candeias do Jamari, Cujubim e Machadinho do Oeste.

No Acre em Rio Branco, Assis Brasil, Epitaciolândia, Plácido de Castro, Santa Rosa do Purus, Brasiléia, Distrito de São Salvador, Porto Walter, Rodrigues Alves, Manoel Urbano, Tarauacá, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul.

Já no Sul do Amazonas foi realizado em Humaitá, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Boca do Acre, Guajará, Ipixuna, Envira e Borba.

>>>>>>>>>> Clique imagem para ampliar >>>>>>>>>>

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO