Assíduo internauta do Extra de Rondônia enviou fotos e documentos (processos nº 803 e 721/2019 e empenhos 1092.1093.1094 e 544) à redação do site questionando o suposto desvio de materiais de construção pertencentes à prefeitura de Corumbiara.
De acordo com o denunciante, cimento, areia e outros materiais seriam para a construção da reforma do ginásio (quadra municipal de esportes) e a conclusão da praça pública, mas é utilizado para encher caixarias de um suporte de caixa de água numa escola no distrito de Vitória da União.
O denunciante continua dizendo que até cimento adquirido pela prefeitura foi usado na construção de uma calçada em frente ao almoxarifado e outros pontos da cidade, e que a areia que seria para reforma da quadra está escorrendo pelas ruas da cidade em função das chuvas.
SECRETÁRIO EXPLICA
Contudo, ouvido pelo Extra de Rondônia, o secretário municipal de educação, Ajaj Alabi, explicou a situação.
Ele disse que não se trata de desvio de finalidade dos materiais, mas sim de um “empréstimo” para a secretaria municipal de obras (Semosp)
Segundo ele, o material adquirido pela prefeitura para reforma da quadra está com eles, e que estão dependendo apenas da Planilha de Engenharia.
Quanto à areia, explica que “nós temos uma parte e a outra é da Semosp; por estarmos parados, emprestamos para a Semosp terminar a calçada, como também uns sacos de cimento, já que corria o risco de se perder; como o cimento é um material perecível, não conseguimos depositar na loja de materiais de construção. Mas todo será devolvido assim que comece a reforma”.
Quanto ao uso do cimento para fazer calçada em frente ao almoxarifado e outros pontos da cidade, o secretário disse que a informação não procede.