A prefeita Sheila Mosso e empresários locais se reuniram nesta semana para discutirem a recomendação do Ministério Público de Rondônia (MP) para que Chupinguaia se adeque à Fase 1, na busca constante pelo equilíbrio entre economia e saúde no enfrentamento à covid-19.
Chupinguaia foi classificada na Fase 1 em decorrência do crescimento de casos ativos da pandemia no município. Isto significa o fechamento total do comércio local.
A prefeita ouviu os empresários e explicou que o Município expediu anteriormente vários decretos flexibilizando as atividades para todos pudessem trabalhar com o devido protocolo de saúde, tais como distanciamento, uso obrigatório de máscara e álcool em geral, mas não houve a colaboração esperada e os infectados aumentaram no município.
Ela informou que a recomendação do MP deu prazo de 24 horas para o Município se adequar aos critérios estabelecidos pelo Governo do Estado, caso contrário a mandatária municipal pode ser alvo de ação Ação Civil Pública podendo configurar omissão e ato de improbidade administrativa.
Na reunião, o grupo deu a ideia de articular uma reunião com o promotor de justiça relatando a realidade do município e tentar uma solução menos drástica que não traga prejuízo ao município.
“Peço à população que faça a sua parte e colabore; use máscara quando sair de casa e só para o que for necessário, evite aglomerações, tais como festinhas. Bom senso e cuidados são importantes nesse momento”, observou a prefeita.
Contudo, na reunião ficou definida o fechamento de parte do comércio local e outras restrições, como a proibição do consumo de bebidas alcoólicas nos locais onde foram compradas e o consumo de bebida e aglomerações em locais públicos do Município, dentre eles, rios e balneários, a partir desta quarta-feira, 9.
ATAQUES
Por outro lado, Sheila explicou que vem sofrendo ataques de pessoas que desconhecem a atual situação. “O momento não é para politicagem. Não se pode brincar com a vida das pessoas. Essa pandemia é real e séria. Temos pessoas que amamos que passando por situações de sofrimento”, ponderou.
>>> LEIA, ABAIXO, O NOVO DECRETO DA PREFEITURA NA ÍNTEGRA:
Decreto 2729 CHUPINGUAIA