A escola Machado de Assis atingiu a média de 5,1 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019. A instituição que era considerada a “lanterninha” de Rondônia por ter atingido as notas 2,7 nos primeiros exames se superou e teve um aumento gradativo alcançando 4,1 em 2013, 4,6 em 2015 e 4,9 em 2017.
De acordo com os gestores Paulo Alves de Freitas e Jandira Davis de Lima Santos os resultados foram mais lentos devido a pluralidade da comunidade escolar.
“Temos uma comunidade bem diferenciada, com 537 alunos dos mais diversos bairros, da zona rural, povos indígenas e ainda alguns vindos do Mato Grosso, a escola tem sentido maiores dificuldades para fazer um bom trabalho de integração escola/comunidade. Um dos maiores desafios tem sido trazer os pais”, destacaram eles.
Segundo os gestores, com o novo resultado a instituição superou a média do Brasil, do Estado e município, estando apenas abaixo do índice de Goiás (GO) e se igualando ao Paraná (PR). “Devemos tudo isso graças ao trabalho coletivo desenvolvido por uma equipe comprometida e focada em desenvolver um trabalho de qualidade para nossa comunidade que é merecedora de toda dedicação”, declarou eles.