Eduarda Caroline Machado de Souza / Foto: Arquivo pessoal

A cabixiense Eduarda Caroline Machado de Souza, de 16 anos, foi selecionada na última sexta-feira 18, como deputada para participar representando Rondônia no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB).

Eduarda é estudante do 3º ano do ensino médio integrado ao curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) campus Colorado do Oeste. A adolescente visitará a Câmara dos Deputados em Brasília (DF) dos dias 11 a 14 de maio de 2021, onde acompanhará a rotina parlamentar.

PROCESSO SELETIVO DO PROJETO

Como forma de seleção do processo seletivo, os concorrentes elaboraram um projeto de lei para solucionar um problema de sua comunidade. Em conjunto com os professores de sociologia Magda de Oliveira Pinto e Língua Portuguesa Moisés José Rosa Souza, Eduarda apresentou o programa “Educação Antirracista”. O projeto traz como tema central a discriminação racial e suas consequências na sociedade.

Sobre sua experiência, a adolescente conta estar muito animada com a ideia de simular a jornada de trabalho dos deputados federais, além de conferir como acontecem todas as discussões e decisões na Câmara dos Deputados.

“Fico muito feliz de estar representando meu Estado, agora pela 4ª vez, e junto com os outros deputados jovens, a nossa Região Norte. Espero que este projeto desperte o olhar das pessoas sobre a importância de políticas antirracistas dentro de nossas escolas, e que isso nos leve a discutir e resolver este problema que é muito presente em nosso dia a dia”, detalhou ela.

SOBRE O PJB

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é programa de educação para Democracia, que anualmente oferece a estudantes do ensino médio de todo o país a oportunidade de simular a jornada de trabalho dos deputados federais. Os jovens tomam posse e exercem o mandato como deputados jovens durante cinco dias na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Criado pela Resolução nº 12/2003  da Câmara dos Deputados, e regulamentado pelo Ato da Mesa nº 49/2004, o PJB se propõe também a ser ferramenta pedagógica nas escolas, proporcionando discussão de temas como política, cidadania e participação popular.

Enquanto os professores e estudantes se engajam no processo de elaboração de projetos de lei para o PJB, são criadas múltiplas oportunidades de reflexão em sala de aula. Os jovens podem aprender mais sobre sua realidade, com a busca de soluções para os problemas existentes e o entendimento das responsabilidades de governos, organizações e cidadãos.

O exercício de elaborar uma proposta legislativa é uma grande oportunidade para os estudantes desenvolverem as competências dos eixos cognitivos da matriz de referência do Enem como o domínio da linguagem, a compreensão de fenômenos, o enfrentamento de situações-problema, a construção de argumentação e a elaboração de propostas.

Durante a jornada parlamentar em Brasília, o PJB une estudantes de diferentes culturas, gêneros, etnias, crenças e realidades sociais. Assim, oferece a vivência real de tolerância, inclusão e respeito à diversidade – além de conteúdos formais sobre controle social e Poder Legislativo. Ao final do programa, todos terão exercitado suas habilidades de debate, argumentação, articulação política, valorização do consenso e busca do bem comum.

É isso que faz do PJB uma das grandes ações de educação para a democracia realizadas pela Câmara dos Deputados: todos os jovens que se envolvem na elaboração de um projeto de lei têm a oportunidade de obter novos aprendizados e de desenvolver sua cidadania.

sicoob

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