Mais uma vez, a retirada do sobrenome da família Donadon das escolas municipais foi tema de votação na sessão ordinária desta terça-feira, 20, na Câmara de Vilhena.
Por unanimidade, os parlamentares aprovaram a alteração do nome da escola Marcos Donadon, que, após sancionado pelo prefeito Eduardo Japonês, passa a se chamar de Escola Municipal de Ensino Fundamental Gorete Domingos.
Antes de Gorete, outros nomes foram apresentados no plenário do Legislativo, mas foram rejeitadas pelas Comissões da Casa por violar o princípio da impessoalidade descrita na Constituição Federal.
A alteração do nome atende a recomendação do Ministério Público (MP) que, em junho passado, enviou ofício para que a Câmara Municipal atenda e tome providências quanto à ordem judicial que trata do caso.
A presidência do Legislativo encaminhou ofício à prefeitura para que elabore projeto neste sentido.
O projeto justifica o nome de Gorete Domingos à escolha feita pela comunidade escolar, registrada em ata. “A matéria está em conformidade coma carta magna e atende aos dispositivos da Lei Orgânica Municipal. Neste caso, tem que dar preferência a nome de educador que se vincule com a escola”, justificou.
QUEM É GORETE DOMINGOS?
Iniciou sua carreira pública como cozinheira, graduando-se em pedagogia em 2009. Apesar de não ser educadora na rede educacional, Gorete tornou-se pedagoga e se dedicou positivamente à comunidade.
CASO SE ARRASTA HÁ ANOS
A retirada de sobrenomes da família Donadon dos estabelecimentos de ensino do município se arrasta há anos em Vilhena, após determinação da Justiça local.