Fórum Eleitoral de Vilhena / Foto: Extra de Rondônia

No final da tarde desta segunda-feira, 26, a Justiça Eleitoral de Vilhena determinou a retirada de um vídeo falso contra a candidata a prefeita Rosani Donadon (PSC).

A publicação, feita pelo candidato a vereador Ladair Martins (PV), conhecido como Grandão da Telemensagem, da coligação “Vilhena no Caminho Certo” que apoia a candidatura à reeleição de Eduardo Japonês (PV), trata de suposta inelegibilidade de Rosani nas eleições de 15 de novembro deste ano.

O Juiz Eleitoral Vinícius Bovo de Albuquerque Cabral determinou que, no prazo de até 24 horas, Grandão e a empresa Facebook Serviços On Line retirem o vídeo do ar sob pena de aplicação de multa diária de R$ 2 mil e proibiu a republicação de notícia de qualquer espécie de vinculação ao fato.

O magistrado também alertou ao candidato que haverá multa por ato de descumprimento, sem prejuízos de outras consequências, inclusive a de configuração de crime de desobediência do art. 347 do Código Eleitoral e de eventual crime comum ligado à divulgação de desinformação na internet, a ser apurado em inquérito policial.

É A SEGUNDA VEZ

Esta é a segunda vez que pessoas consideradas de oposição à Rosani são obrigadas a retirar material falso das redes sociais por ordem judicial. Na última sexta-feira, 23, um empresário da cidade teve que retirar material falso onde apontava que Rosani estaria disputando a eleição com o registro de sua candidatura indeferido (leia mais AQUI).

TINHA FACÃO E PUNHAL NO CARRO

O candidato Grandão da Telemensagem está se tornando conhecido por suas inusitadas atitudes. Além de agora ser obrigado a retirar do ar fake news, no último sábado, 24, foi encaminhado à Delegacia de Polícia para dar explicações após uma confusão com outro candidato a vereador e por possuir – conforme o Boletim de Ocorrência nº 162766/2020 -, dentro do seu carro, 01 facão Tramontina e 01 punhal, ambos em bainha (leia mais AQUI).

>>> LEIA A DECISÃO JUDICIAL NA ÍNTEGRA:

DECISAO RETIRADA DE FAKE NEWS

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO