Último concurso aconteceu em 2014 / Foto: Ilustrativa

O novo concurso Polícia Civil (PC) está autorizado em Rondônia.

A informação foi dada pela própria instituição, em suas redes sociais (veja AQUI), na noite de quinta-feira, 10. Ao todo, estão previstas 379 vagas mais cadastro de reserva.

Segundo a corporação, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, autorizou o novo concurso, que deverá ocorrer no segundo semestre de 2021.

As oportunidades serão distribuídas pelas seguintes carreiras: delegado (dez vagas), médico legista (dez), agente de polícia (175), escrivão de polícia (120), papiloscopista (50) e técnico em necropsia (14).

O vencimento básico para delegados e médicos legistas é de R$ 14.706,56. Para os demais cargos é de R$ 4.706,56.

Nos dois primeiros casos será necessário ter o nível superior, sendo o curso em Direito cobrado para delegados. Já as carreiras de agente, escrivão e de técnico exigem o nível médio dos candidatos. O requisito para o posto de papiloscopista ainda não está confirmado.

ÚLTIMO CONCURSO

Na realização do último concurso feito em 2014, a organizadora foi a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). Na ocasião, os candidatos foram avaliados por diversas etapas.

No dos concorrentes de nível superior, a seleção contou com três fases, sendo elas: provas objetiva e discursiva, Teste de Aptidão Física (TAF) e avaliação de títulos; prova oral; e curso de formação.

Para os concorrentes de nível médio, as provas foram divididas em duas fases. A primeira delas teve um exame objetivo mais uma redação, além do TAF. Neste caso, somente os candidatos ao cargo de escrivão realizaram uma prova prática de digitação. Já a segunda etapa teve o curso de formação.

Na prova objetiva, foram cobradas questões de: Língua Portuguesa, Atualidades, Conhecimento Regional, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO