Prefeito, vice e vereadores eleitos 15 de novembro foram diplomados na tarde desta quinta-feira, 16, pela Justiça Eleitoral, em cerimônia realizada por videoconferência em Vilhena.
O Juiz Eleitoral Vinícius Bovo de Albuquerque Cabral, conduziu o ato de diplomação e ressaltou a importância dos cargos que os eleitos exercerão a partir de 1º de janeiro de 2021.
Informou que a campanha eleitoral transcorreu com tranquilidade, com os candidatos respeitando a legislação eleitoral, inclusive sobre o aspecto físico, sem o derrame dos tradicionais “santinhos”.
Sobre o pane eletrônico na contagem de votos, que trouxe uma série de questionamentos sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas, o magistrado destacou que, sem a obrigação, mas com o dever de transparência, a Justiça Eleitoral disponibilizou os boletins de urnas, documento físico, que foram fixados na sede do Fórum Eleitoral e outros meios para tirar as dúvidas dos eleitores.
Por outro lado, fez um pedido aos eleitos, não como juiz, mas na condição de eleitor. “Senhores gestores, prossigam doravante nesse mandato, cuidem da saúde da população, sem qualquer viés político. As vacinas estão a caminho, mas não há prognóstico de que toda a população seja imediatamente vacinada, é fundamental que continuemos com toda cautela e resguardo, evitando esse contato desnecessário, porque cada descuido pode representar vidas”.
Primeiro dos eleitos a discursar, o vereador mais votado nas eleições, Dhonatan Pagani, enfatizou que vai ajudar o Executivo, mas também irá fiscalizar, “Não somos inimigos um dos outros; não somos desafetos. Hoje nós somos companheiros de Câmara e defendemos os interesses do eleitor vilhenenses acima de tudo”, disse.
Por sua vez, o prefeito reeleito Eduardo Japonês lembrou os desafios de sua primeira gestão através de “remédios” amargos e, de forma breve, falou dos projetos em andamentos. “O sorriso e o tapinha das costas não melhora a vida da população”, disse.
Contudo, incentivou os vereadores a irem à Brasília para buscar recursos através das cobranças aos deputados federais de seus partidos políticos e elogiou a postura da atual legislatura da Câmara de Vilhena que devolveu recursos à prefeitura.
>>> VEJA, ABAIXO, A CERIMÔNIA DE DIPLOMAÇÃO NA ÍNTEGRA:
https://