Devido ao aumento expressivo de novos casos de covid-19, o Comitê Gestor da Pandemia vai se reunir para traçar diretrizes e tomar decisões impopulares no combate ao coronavírus.
O secretário de saúde Afonso Emerick, falou ao Extra de Rondônia que medidas restritivas se faz necessárias e um novo decreto deverá fechar comércios e serviços não essenciais, em Vilhena.
Emerick ressalta que após as festas de final e ano os casos de covid-19 tiveram aumento significativo e ainda vão aumentar muito mais. Por isso, a necessidade de tomar a decisão e, editar um novo decreto, onde bares, lanchonetes, balneários, bailões, casas noturnas, parque ecológico, futebol, entre outros serviços não essenciais terão restrições, ou seja, terão suas atividades suspensas, podendo funcionar serviço de delivery.
Afonso diz que a situação é preocupante, dos 20 leitos da UTI 14 estão ocupados e acredita que na próxima semana os casos irão estourar elevando a taxa de ocupação, com isso, essas medidas deverão evitar que o sistema de saúde entre em colapso, finalizou.