O vereador Antônio Marcos de Quadro Severo, o popular “Marcão da Rádio”, apresentou nesta semana a indicação nº 029/2021-CMC, solicitando prioridade da vacina para profissionais de segurança, salvamento e defesa sanitária em Cerejeiras, na região sul de Rondônia.
Ao justificar a indicação, o parlamentar disse que a propositura visa atender ao direito fundamental à saúde dos profissionais de força de segurança, salvamento e defesa sanitária, pois “entendemos que estes profissionais estão diretamente na linha de frente da covid-19, fiscalizando e proporcionando nossa segurança pública, portanto, deve ser inclusos como prioridade na vacinação”.
Na lista estão incluídos os policiais militares, ambientais, civis e penais, bombeiros militares e dos profissionais da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastorial do Estado de Rondônia (Idaron) desse município.
Entrevistado pelo Extra de Rondônia, o vereador, ao reforçar o pedido, apresentou publicação em que o Ministério da Saúde concorda, nesta terça-feira, 30, com um pedido do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para antecipar a vacinação de policiais e bombeiros que estão diretamente envolvidos no enfrentamento da pandemia de Covid-19.
As doses para esses profissionais serão distribuídas desde que não haja prejuízo para a vacinação de grupos de maior risco, como idosos e pessoas com comorbidades (leia mais AQUI).