Com o anúncio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) sobre o estoque crítico de bolsas de sangue, a Unesc Rondônia fortalece mais uma ação solidária. A instituição tem promovido uma campanha para a doação de sangue junto à toda comunidade acadêmica e, em poucos dias, dezenas de acadêmicos, funcionários e colaboradores da unidade da Unesc tem comparecido ao Hemocentro Regional para praticar este gesto simples, mas que pode salvar muitas vidas.
“Logo que soubemos da necessidade, uma docente começou a criar grupos no WhatsApp, adicionar aluno por aluno e ajudar no agendamento, junto ao hemocentro, para realizar a doação de sangue”, detalha o coordenador do curso de direito da Unesc em Vilhena, Vitor Marçal. A ação conta com o apoio de toda a instituição, agregando alunos e professores de todos os cursos, além de grande parte da equipe da Unesc.
“Senti que podíamos fazer a diferença e levei para a minha turma a necessidade do hemocentro. Somos uma turma de faculdade, todos jovens e saudável, então podíamos fazer a diferença”, destaca a aluna Julia Tonial, do 5º período noturno de direito. Julia já fez a sua doação e também tem auxiliado outras pessoas em inúmeras doações de sangue que tem sido realizadas no Hemocentro.
Quem também fez a sua parte foi a analista de marketing da Unesc em Vilhena, Jamille Barbosa. Ela ressalta a sua admiração com o engajamento de toda a comunidade acadêmica. “Sou doadora e entendo que a doação de sangue é um ato simples e altruísta que tem o poder de salvar vidas. Muita gente abraçou essa campanha dentro da Unesc e isso nos deixa muito satisfeitos. Estamos fazendo o bem, sem olhar a quem”, enalteceu.
Em Vilhena, o Hemocentro está localizado na Avenida Jô Sato, nº 405, no Bairro Nova Vilhena. O telefone para contato e mais informações é o (69) 3322-2400. No estado de Rondônia, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Fhemeron) também conta com unidades em Porto Velho, na Avenida Jorge Teixeira, 3766, Bairro Industrial; em Cacoal, na Av. Malaquita, s/nº, Bairro Josino Brito (ao lado do Hospital Regional); em Ariquemes, na Rua Cassiterita, nº 3613, Bairro Centro; em Ji-Paraná, na Rua Vilagran Cabrita, nº 1440, Bairro Centro; em Guajará-Mirim, na Av. XV de Novembro, nº 1299, Bairro Centro e; em Rolim de Moura, na Av. Cuiabá, nº 5424, Bairro Planalto.
São requisitos necessários ao doador de sangue
- Estar em boas condições de saúde;
- ter entre 18 e 69 anos de idade;
- adolescente de 16 e 17 anos poderá doar acompanhado dos pais ou responsáveis legais;
- ter peso acima de 50 kg;
- estar alimentado, evitando alimentação gordurosa (aguardar três horas após o almoço);
- homem pode doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses);
- mulher pode doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses)Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
Impedimentos temporários
- Estar gripado ou com febre;
- grávida ou amamentando;
- em tratamento médico;
- ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação (12 horas);
- tatuagem feita há menos de um ano;
- tratamento de acupuntura nos últimos 12 meses;
- endoscopia digestiva nos últimos seis meses;
- ter recebido transfusão de sangue e seus derivados há menos de 1 (um) ano;
- pessoas que contraíram Covid-19, é possível doar após 30 dias da cura;
- malária nos últimos 12 meses.
Impedimentos definitivos
- Ter tido Doença de Chagas;
- hepatite após os 11 anos de idade;
- exposição à situação ou comportamento que levem a risco, acrescido para infecções sexualmente transmissíveis.