Em busca de alternativas que valorizem a causa animal, o deputado estadual Eyder Brasil (PSL) apresentou na Assembleia Legislativa um projeto de lei que visa proibir em todo Estado de Rondônia, a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e seus componentes.
De acordo com a Humane Society Internacional (HSI) a crescente proteção aos animais contra testes realizados pela indústria de cosméticos é tendência mundial irreversível do ponto de vista ético, científico e econômico. Globalmente, os testes cosméticos em animais já são proibidos em 37 países, incluindo países desenvolvidos e em desenvolvimento.
O parlamentar destaca que os meios adotados para realização dos testes a partir deste PL devem ser outros, de maneira que não utilizem mais os animais para seus experimentos estéticos em busca de sustentar a indústria.
“Substituir esses testes por meios mais alternativos pode acarretar em custos menores, além de garantir proteção aos animais. Continuarei a buscar alternativas que protejam e valorizem a causa animal”, frisou o parlamentar.